Indústria Cultual
Indústria cultural é a transformação das obras de arte, da cultura em mercadoria. Essa industrialização é fruto da sociedade capitalista que lucra com a produção das artes e da cultura, que são projetadas para a sociedade de maneira alienadora e fazendo a população esquecer a sua realidade.
A cultura transformada em mercadoria perde sua característica e se transforma em valor de troca e venda, a arte deixa de ser uma característica do artista para virar uma mercadoria vendida e consumida.
A comunicação de massa como, TV, Rádio, Jornal, são empresas que possuem interesse em obter lucro e manter o sistema econômico com a venda de filmes seriados, música e novelas.
Através da ciência e da tecnologia a indústria cultural, com sua mercadoria, preenche o espaço livre que o trabalhador teria nos fins de semana com programas que na sua maioria são esportivos.
As novelas é quem consegue toma todo o tempo das pessoas, com sua abordagem cotidiana ela vem tratando do dia-a-dia e de vários temas pessoais, com isso vimos que o papel da indústria cultural é transformar a realidade.
A indústria cultural elabora os conteúdos de forma a aumentar o consumo e modificar os hábitos, e para isso necessita atingir a sociedade como um todo. Entendido como um processo no qual o individuo é levado a não meditar sobre se mesmo e sobre a totalidade dos meios sociais, transformando-se com isso um objeto no sistema que o envolve.
Enquanto tornamos dosséis, passivos, os programas tornam-se alienadores de valores, hábitos, comportamento e idéias, pois não estamos acostumados a pensar, a avaliar e julgar o que vemos ou lemos.
Ítalo chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário