IDEOLOGIA
Comparando o livro “o que é ideologia” com o texto indicado, a ideologia estar presente em todo lugar.
Os elementos da ideologia dedicam-se ao estudo voltado para os efeitos de nossas ações na medida em que os efeitos concernem a nossa necessidade materiais.
O sentido do termo ideologia veio no conceito de idéias, transformação da mesma em poder, esse termo agora tem dois significado, por um lado, a ideologia continua sendo aquela atividade filosófica – cientifica que estuda a formação das idéias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as sensações.Por outro lado, a ideologia passa a significar um conjunto de idéias de dominação.
Como essa teoria, a ideologia é produzida pelos sábios que recolhem as opiniões correntes e sistematizam eliminando todo elemento religioso ou metafísico que possa existir.
O Conhecimento da formação das idéias, tanto do ponto de vista psicológico quanto no ponto de vista social, passa a ter um papel de comando sobre a pratica dos homens, que submetem aos critérios e mandamentos.
Essa concepção da pratica como aplicação de idéias levam a suposta harmonia entre teoria e ações. Como essa conseqüência, percebemos que a informação e o poder pertencem a que m possui o saber.
A Concepção positiva da ideologia como conjunto de conhecimento teórico possui conseqüência, Definindo a teoria da tal modo a reduzir a simples organização sistemática e hierárquica de idéias fazendo com que a pratica em uma relação possua idéias.
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamento de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
Ítalo Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário