terça-feira, 30 de novembro de 2010

Transporte coletivo
Eu sou ítalo e estou no bairro de Dom Avelar em salvador, para saber o que estar acontecendo com o transporte coletivo do bairro.
Estou com o presidente da associação dos moradores do Birro o senhor Cosme santos e ele vai nos explicar o que estar acontecendo.
-Repórter:  Seu Cosme, como é o fluxo de ônibus  no bairro?
-Presidente: O fluxo de ônibus no bairro é bastante precário.
-Repórter: Quais são as principais reclamações dos moradores?
-Presidente: Sem falar na única linha de ônibus,as reclamações são o tempo  que os moradores levam para pegar um ônibus .
Agora estou com o senhor Junior Pereira  que é o morador mas antigo do bairro.
-Repórter: Senhor Junior o senhor mora a quanto tempo no bairro?
-Morador: Eu moro a quase vinte anos no bairro.
-Repórter: O que o senhor acha do transporte coletivo do bairro?
-Morador: O transporte é uma vergonha, desde que vim morar aqui ele nunca mudou, sempre foi dois ônibus para uma mesma linha.
Agora estou com o senhor Antônio Nunes que é o secretário de transporte coletivo  de salvador.
-Repórter: senhor secretário, diante das queixas dos moradores do bairro de Dom Avelar,em relação ao transporte coletivo, o que o senhor tem a declarar?
   -Secretário: Com relação a linha de ônibus do bairro, iremos averiguar a situação  e tentar resolver.
-Repórter: senhor secretário, estamos falando de implantação de novas   linhas de ônibus para o bairro.
-Secretário: Creio que em breve teremos novas linhas em plantadas para atender as necessidades dos moradores.
-Repórter: Senhor secretário, os ônibus que já estão em funcionamento serão recolhidos?
-Secretário: Os ônibus que já estão em funcionamento vão permanecer em andamento e terão mas um apoio.
 -Repórter: Quais serão as novas linhas que serão acrescentadas?
-Secretário: Olha ítalo ainda não temos certeza mas as linhas que serão colocadas serão de muita importância para os moradores.
-Repórter: Senhor secretário, como pode um bairro de salvador ficar a muito tempo sem ter linha de transporte para ônibus?
-Secretário: Olha ítalo não é tão fácil quanto parece, temos um sistema que tem viabilidade para todo bairro de salvador, mas as vazes isso não é suficiente.
-Repórter: Bom muito obrigado ao senhor Antonio Nunes secretário de transporte coletivo de salvador, pela entrevista concedida.
-Secretário: Não, muito obrigado você, eu me coloco a disposição, quando precisar é só chamar.
Ficamos por aqui e esperamos que essa situação seja logo resolvida da melhor forma possível.


                                                                            Ítalo chagas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IDEOLOGIA
Comparando o livro “o que é ideologia” com o texto indicado, a ideologia estar presente em todo lugar.
Os elementos da ideologia dedicam-se ao estudo voltado para os efeitos de nossas ações na medida em que os efeitos concernem a nossa necessidade materiais.
O sentido do termo ideologia veio no conceito de idéias, transformação  da mesma em poder, esse termo agora tem dois significado, por um lado, a ideologia continua sendo aquela atividade filosófica – cientifica que estuda a formação das idéias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as sensações.Por outro lado, a ideologia passa a significar um conjunto de idéias de dominação.
Como essa teoria, a ideologia é produzida pelos sábios que recolhem as opiniões correntes e sistematizam eliminando todo elemento religioso ou metafísico que possa existir.
O Conhecimento da formação das idéias, tanto do ponto de vista psicológico quanto no ponto de vista social, passa a ter um papel de comando sobre a pratica dos homens, que submetem aos critérios e mandamentos.
Essa concepção da pratica como aplicação de idéias levam a suposta harmonia entre teoria e ações. Como essa conseqüência, percebemos que a informação e o poder pertencem a que m possui o saber.
A Concepção positiva da ideologia como conjunto de conhecimento teórico possui conseqüência, Definindo a teoria da tal modo a reduzir a simples organização sistemática e hierárquica de idéias fazendo com que a pratica em uma relação possua idéias.
 Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamento de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.



                                                                                                            Ítalo Chagas


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Indústria cultural

Indústria Cultual

Indústria cultural é a transformação das obras de arte, da cultura em mercadoria. Essa industrialização é fruto da sociedade capitalista que lucra com a produção das artes e da cultura, que são projetadas para a sociedade de maneira alienadora e fazendo a população esquecer a sua realidade.
A cultura transformada em mercadoria perde sua característica e se transforma em valor de troca e venda, a arte deixa de ser uma característica do artista para virar uma mercadoria vendida e consumida.
A comunicação de massa como, TV, Rádio, Jornal, são empresas que possuem interesse em obter lucro e manter o sistema econômico com a venda de filmes seriados, música e novelas.
 Através da ciência e da tecnologia a indústria cultural, com sua mercadoria, preenche o espaço livre que o trabalhador teria nos fins de semana com programas que na sua maioria são esportivos.
As novelas é quem consegue toma todo o tempo das pessoas, com sua abordagem cotidiana ela vem tratando do dia-a-dia e de vários temas pessoais, com isso vimos que o papel da indústria cultural é transformar a realidade.
A indústria cultural elabora os conteúdos de forma a aumentar o consumo e modificar os hábitos, e para isso necessita atingir a sociedade como um todo. Entendido como um processo no qual o individuo é levado a não meditar sobre se mesmo e sobre a totalidade dos meios sociais, transformando-se com isso um objeto no sistema que o envolve.
Enquanto tornamos dosséis, passivos, os programas tornam-se alienadores de valores, hábitos, comportamento e idéias, pois não estamos acostumados a pensar, a avaliar e julgar o que vemos ou lemos.


                                                                                                                 Ítalo chagas