terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ítalo chagas

Prefeito de Juazeiro decreta situação de emergência por causa das chuvas

Devido às fortes chuvas que castigam Juazeiro desde o último sábado (dia 11), que já provocaram desabamento de casas e alagamentos em vários bairros, o prefeito Isaac Carvalho decretou situação de emergência na cidade. Durante toda a madrugada de hoje (dia 13), equipes da Defesa Civil do município resgataram famílias que tiveram suas casas inundadas. Cinco casas desabaram e a Defesa Cicil ainda está fazendo o levantamento de outras residências que podem ser interditadas, tendo em vista que 28 famílias foram removidas até agora. Através de ato administrativo, o prefeito determinou a suspensão da 14ª edição do Festival Edésio Santos, que estava programado para ser realizado de 16 a 18 próximos, uma vez que a meteorologia indica que a ocorrência de chuva vai continuar na cidade e na região.
Hebe deixa o SBT

Chega ao fim a história de Hebe Camargo com o SBT. Segundo informou o jornal “Folha de S. Paulo”, o último programa dela na emissora de Silvio Santos será exibido no dia 27 de dezembro, data próxima ao fim do seu atual contrato, que vai até o dia 31. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo sobrinho e empresário Cláudio Pessutti. A apresentadora não teria se interesse em renovar com o SBT, onde trabalha a 25 anos. Segundo a reportagem, Hebe já teria outras propostas de trabalho. Há quem diga que ela vai para a Globo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estudos culturais
Estudos culturais são estudos sobre diferentes culturas e suas multiplicidades, mostrando as relações de poder e dominação que devem ser questionadas.

Os estudos culturais podem fundamentar as ações educativas democráticas fundadas na convivência entre identidades culturais e sociais múltiplas, mas isso só ocorre quando questionamos as relações de poder que se manifestam nas atitudes preconceituosas.

Esse ponto de partida do processo de democratização da escola pode ser o questionamento das reivindicações das manifestações culturais. Tornando a escola um espaço de convivência democrática entre os diferentes segmentos éticos e raciais da sociedade, com as subjetividades de alunos e professores não sejam influenciados.

Os estudos culturais visa as relações de poder entre, culturas, nações, povos,etnias,raças,orientações   sexuais e gêneros que com tais relações assimétricas nascem processos de tradução, resistência e de mestiçagem ou hibridação cultural que levam a formação de múltiplas identidades. O que diferencia os estudos culturais das outras disciplinas acadêmicas é o seu envolvimento explicitamente político, os estudos precisam que suas analises funcionem como uma intenção na vida política e social. 

Os estudos culturais formam um campo de pesquisa, uma pratica, ou melhor, um viés metodológico interdisciplinar para estudos na areia da cultura no sentido amplo dado pela antropologia. Um dado importante da atuação dos estudos culturas é o compromisso de interagir diretamente com as praticas políticas.

Esses estudos exigem muito trabalho e reflexão e não pode ser feito de qualquer maneira, devem ser estudados de forma abrangente e diversificada, abrangendo toda  possibilidade gerais.

Com esse propósito, os estudos articulam em seu interior  diversas disciplinas, como  a economia política, a comunicação,a teoria social, a teoria literária, a teoria dos meios de comunicação, o cinema, a antropologia cultural, a filosofia e a investigação das diferentes culturas que emergem dos mais  diversos corpos sócias.
Essas disciplinas procuram investigar a multiplicidade vigente no interior de cada cultura e nas relações interculturais, ricas e diversificadas. Suas pesquisas revelam também o quanto estes elos entre diferentes culturas estão permeados por vínculos de poder e hierarquização.



                                                                        Ítalo chagas


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Transporte coletivo
Eu sou ítalo e estou no bairro de Dom Avelar em salvador, para saber o que estar acontecendo com o transporte coletivo do bairro.
Estou com o presidente da associação dos moradores do Birro o senhor Cosme santos e ele vai nos explicar o que estar acontecendo.
-Repórter:  Seu Cosme, como é o fluxo de ônibus  no bairro?
-Presidente: O fluxo de ônibus no bairro é bastante precário.
-Repórter: Quais são as principais reclamações dos moradores?
-Presidente: Sem falar na única linha de ônibus,as reclamações são o tempo  que os moradores levam para pegar um ônibus .
Agora estou com o senhor Junior Pereira  que é o morador mas antigo do bairro.
-Repórter: Senhor Junior o senhor mora a quanto tempo no bairro?
-Morador: Eu moro a quase vinte anos no bairro.
-Repórter: O que o senhor acha do transporte coletivo do bairro?
-Morador: O transporte é uma vergonha, desde que vim morar aqui ele nunca mudou, sempre foi dois ônibus para uma mesma linha.
Agora estou com o senhor Antônio Nunes que é o secretário de transporte coletivo  de salvador.
-Repórter: senhor secretário, diante das queixas dos moradores do bairro de Dom Avelar,em relação ao transporte coletivo, o que o senhor tem a declarar?
   -Secretário: Com relação a linha de ônibus do bairro, iremos averiguar a situação  e tentar resolver.
-Repórter: senhor secretário, estamos falando de implantação de novas   linhas de ônibus para o bairro.
-Secretário: Creio que em breve teremos novas linhas em plantadas para atender as necessidades dos moradores.
-Repórter: Senhor secretário, os ônibus que já estão em funcionamento serão recolhidos?
-Secretário: Os ônibus que já estão em funcionamento vão permanecer em andamento e terão mas um apoio.
 -Repórter: Quais serão as novas linhas que serão acrescentadas?
-Secretário: Olha ítalo ainda não temos certeza mas as linhas que serão colocadas serão de muita importância para os moradores.
-Repórter: Senhor secretário, como pode um bairro de salvador ficar a muito tempo sem ter linha de transporte para ônibus?
-Secretário: Olha ítalo não é tão fácil quanto parece, temos um sistema que tem viabilidade para todo bairro de salvador, mas as vazes isso não é suficiente.
-Repórter: Bom muito obrigado ao senhor Antonio Nunes secretário de transporte coletivo de salvador, pela entrevista concedida.
-Secretário: Não, muito obrigado você, eu me coloco a disposição, quando precisar é só chamar.
Ficamos por aqui e esperamos que essa situação seja logo resolvida da melhor forma possível.


                                                                            Ítalo chagas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IDEOLOGIA
Comparando o livro “o que é ideologia” com o texto indicado, a ideologia estar presente em todo lugar.
Os elementos da ideologia dedicam-se ao estudo voltado para os efeitos de nossas ações na medida em que os efeitos concernem a nossa necessidade materiais.
O sentido do termo ideologia veio no conceito de idéias, transformação  da mesma em poder, esse termo agora tem dois significado, por um lado, a ideologia continua sendo aquela atividade filosófica – cientifica que estuda a formação das idéias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as sensações.Por outro lado, a ideologia passa a significar um conjunto de idéias de dominação.
Como essa teoria, a ideologia é produzida pelos sábios que recolhem as opiniões correntes e sistematizam eliminando todo elemento religioso ou metafísico que possa existir.
O Conhecimento da formação das idéias, tanto do ponto de vista psicológico quanto no ponto de vista social, passa a ter um papel de comando sobre a pratica dos homens, que submetem aos critérios e mandamentos.
Essa concepção da pratica como aplicação de idéias levam a suposta harmonia entre teoria e ações. Como essa conseqüência, percebemos que a informação e o poder pertencem a que m possui o saber.
A Concepção positiva da ideologia como conjunto de conhecimento teórico possui conseqüência, Definindo a teoria da tal modo a reduzir a simples organização sistemática e hierárquica de idéias fazendo com que a pratica em uma relação possua idéias.
 Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamento de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.



                                                                                                            Ítalo Chagas


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Indústria cultural

Indústria Cultual

Indústria cultural é a transformação das obras de arte, da cultura em mercadoria. Essa industrialização é fruto da sociedade capitalista que lucra com a produção das artes e da cultura, que são projetadas para a sociedade de maneira alienadora e fazendo a população esquecer a sua realidade.
A cultura transformada em mercadoria perde sua característica e se transforma em valor de troca e venda, a arte deixa de ser uma característica do artista para virar uma mercadoria vendida e consumida.
A comunicação de massa como, TV, Rádio, Jornal, são empresas que possuem interesse em obter lucro e manter o sistema econômico com a venda de filmes seriados, música e novelas.
 Através da ciência e da tecnologia a indústria cultural, com sua mercadoria, preenche o espaço livre que o trabalhador teria nos fins de semana com programas que na sua maioria são esportivos.
As novelas é quem consegue toma todo o tempo das pessoas, com sua abordagem cotidiana ela vem tratando do dia-a-dia e de vários temas pessoais, com isso vimos que o papel da indústria cultural é transformar a realidade.
A indústria cultural elabora os conteúdos de forma a aumentar o consumo e modificar os hábitos, e para isso necessita atingir a sociedade como um todo. Entendido como um processo no qual o individuo é levado a não meditar sobre se mesmo e sobre a totalidade dos meios sociais, transformando-se com isso um objeto no sistema que o envolve.
Enquanto tornamos dosséis, passivos, os programas tornam-se alienadores de valores, hábitos, comportamento e idéias, pois não estamos acostumados a pensar, a avaliar e julgar o que vemos ou lemos.


                                                                                                                 Ítalo chagas



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Museu

                                     

                                                           
Visita ao museu afro e de arqueologia
Museu afro:
A Escravidão no mundo, na África e no Brasil foi mostrada na parte afro do museu. A escravidão no mundo no século passado e mascaras que eram utilizadas para varias ocasiões, e o modelo de vida do século passado.
A Religião aferir foi umas das coisas, mas destacadas no museu por causas de sua imensidão de enigmas a serem desvendada, na mesma parte pude ampliar meus conhecimentos sobre a religião e aprender as formas que ela é regida ainda hoje, vimos os pais e mães de santos da Bahia e os instrumentos utilizados por eles para efetuar os aculturamentos ou adorações.
Os Orixás são muitos e todos com uma grande importância na história da religião, eles representam deuses e são representados por animais de diversas espécies. Sem falar nos instrumentos musicais como tambores, atabaque e outros instrumentos de percussão que ainda são utilizados nos cultos.
As vestes usadas em diferentes ocasiões e que simbolizam deuses, só eram utilizadas pelos homens por causa das tradições.
Museu de Arqueologia:
O Museu de Arquitetura mostra máscaras indígenas, restos arqueológicos encontrados na região e até no próprio museu. Pedras lascadas e polidas que eram utilizadas de diversas formas, pinturas e urnas funerárias que eram utilizadas para guardar restos mortais de um indivíduo e depós passaram a utilizar como armazenamento de água.
As pinturas rupestres que são tipos de artes feitos pelos homes - pré históricos nas paredes da caverna, por quer os homes dessa época não tinham sistema de escritas desenvolvidas e utilizavam os desenhos para comunica-se com os outros.
Conclusão:
A Visita ao museu foi uma grande experiência para o aprendizado, porque La pôde conhecer melhor uma história que só conhecia pelos livros e não tinha o contato com os fatos e com os objetos utilizados no passado.
La, pude conhecer os lendários orixás que já tinha ouvido falar, mas não com tanta propriedade de detalhes como (iemanjá = Mulher de branca)(Iansã = espada e fogo)(Xangô =machado)(Exu = filho de iemanjá)(Xirê = festividade )( Oxalá = senhor do bom fim).
Com essa experiência pude conhecer uma religião que por causa de muitos preconceitos, falar dela tão abertamente como outra qualquer seria impossível, porque a visão que eu tinha ara completamente inversa da que tenho agora.

                                     

                                                                                                         Ítalo chagas
                   

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Meu Brasil

Meu Brasil
Sou Brasileiro tenho 19 anos e não estou satisfeito com a situação em que se encontra o meu país. Moro em salvador, cidade localizada na Bahia e a situação nessa região e em todo país esta uma vergonha.
O Transporte público é uma desgraça. Semana passada, minha motocicleta apresentou um problema e tive que recorrer ao transporte público para chegar a faculdade no trajeto que geralmente levo trinta minutos de casa para a faculdade, nesse dia gastei uma hora e trinta minutos só dentro do ônibus, fora o tempo que levei no ponto.
A Saúde é uma vergonha, os postos de saúde e os hospitais públicos, não funcionam, e quando funcionam apresentam varia dificuldade no atendimento, sem falar que para ser atendido, precisamos enfrentar filas enormes para aventurar uma senha, e com ela marca um a consulta.
A Educação não fica atrás, as escolas publicas, não oferecem um ensino de qualidade aos alunos. Visitei uma escola publica no bairro onde moro e fiquei impressionado com a falta de manutenção do colégio, as carteiras quebradas, paredes riscadas, sem falar que a escola não possui biblioteca e nem quadra de esportes. Logo pude ver que infelizmente no Brasil para ter boa educação precisa ter dinheiro.
Com Tanta decepção e com um sentimento de revolta, acho que podemos mudar essa realidade, vamos acabar com o sofrimento do pobre, vamos fazer do Brasil um país melhor para todos, sem preconceitos, vamos dar mais valor ao nosso voto e escolher melhor os nossos representantes, porque juntos mudaremos o mundo.


                                                                                                              Ítalo chagas

Meu Brasil

Meu Brasil
Sou Brasileiro tenho 19 anos e não estou satisfeito com a situação em que se encontra o meu país. Moro em salvador, cidade localizada na Bahia e a situação nessa região e em todo país esta uma vergonha.
O Transporte público é uma desgraça. Semana passada, minha motocicleta apresentou um problema e tive que recorrer ao transporte público para chegar a faculdade no trajeto que geralmente levo trinta minutos de casa para a faculdade, nesse dia gastei uma hora e trinta minutos só dentro do ônibus, fora o tempo que levei no ponto.
A Saúde é uma vergonha, os postos de saúde e os hospitais públicos, não funcionam, e quando funcionam apresentam varia dificuldade no atendimento, sem falar que para ser atendido, precisamos enfrentar filas enormes para aventurar uma senha, e com ela marca um a consulta.
A Educação não fica atrás, as escolas publicas, não oferecem um ensino de qualidade aos alunos. Visitei uma escola publica no bairro onde moro e fiquei impressionado com a falta de manutenção do colégio, as carteiras quebradas, paredes riscadas, sem falar que a escola não possui biblioteca e nem quadra de esportes. Logo pude ver que infelizmente no Brasil para ter boa educação precisa ter dinheiro.
Com Tanta decepção e com um sentimento de resulta, acho que podemos mudar essa realidade, vamos acabar com o sofrimento do pobre, vamos fazer do Brasil um país melhor para todos, sem preconceitos, vamos dar mais valor ao nosso voto e escolher melhor os nossos representantes, porque juntos mudaremos o mundo.


                                                                                                              Ítalo chagas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fundamento de Metodologia Cientifica

BARROS,aidil,LEHFELD,NEIDE APARECIDA.FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTIFICA:um guia para a iniciação cientifica. 2 ed São Paulo; MAKROM BOOKS,2000.cap.3

                 O homem é um ser dotado de categorias, essas categorias supõem desdobramento próprio ao ser cognitivo. Algum são sensíveis, outro meta- sensíveis, os sensíveis dizem respeito as expressões corporais e os meta- sensíveis referem ao pensamento, reflexão e abstração . O homem é um ser que expressa o encontro de seu mundo interior com o exterior, através de processos cognitivos. A natureza humana é portanto um processo de disposição, experiências interiores e exteriores os quais se integram no ato de conhecer e do saber.
                 O conhecimento pode ser definido como a manifestação da consciência de conhecer e a consciência do conhecimento, que se da através da vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias á adaptação, interpretação e assimilação do meio interior e exterior do ser.As relações entre sensação, percepção e conhecimento tem uma função mediadora entre o mundo mais ou menos organizado, a exigência do conhecimento como forma de solução problemática ocorre em torno do fluxo que se da a base de idealização,o conhecimento é um processo dinâmico e inacabado, o conhecimento é o resultado histórico que supõe necessariamente formas progressivas de educação, evolução e desenvolvimento,abrangendo sempre todas as circunstâncias básicas que o define como sujeito.
               A palavra filosofia foi introduzida por Pitágoras e é composta de philos= soberania, etimológica mente, é tida como expressão da universalidade do conhecimento humano, e todas as ciências não só dependem dela, como nela se incluem.Assim, a filosofia dividia-se em especulativa  ou teoria prática ou normativa. Nesse sentido a filosofia é a ciência das primeiras causas e princípios,e é destituída de objetos particular, mas assume o papel original de cada ciência na solução de problemas universitário .
              O Sofista defende a tese de que os filósofos se contradizem:por isso, basta o jogo da argumentação para se demonstrar a verdade que se quer verdadeira.A posição básica era a de se livra de dificuldade, apresentando as coisas adequadamente para se ter razão. Para Sócrates, o conhecimento é conhecer a verdade que o outro encerra, segundo Platão, as idéias não são representação das coisas, mas é a verdade das coisas. Santo Agostinho preconiza que a razão é a dimensão espiritual. São Tomás de Aquino considera o homem como indivíduo. Estudando –o na prospecção de materiais,  forma e admitindo que o universo é dirigido pelo princípio da perfeição. No renascimento, Francis bacon defende a filosofia através de concepções ligada a pesquisas e a experimentações.Contemporaneamente, há um reforço destacável da holística, como um dos paradigmas da pesquisa cientifica, que contém em seus projetos a concepção da unidade ou totalidade, envolvendo até mesmo a formação e ação interdisciplinar. Há uma ênfase nos princípios éticos que devem orientar todo conhecimento humano.
               A filosofia tem antes a finalidade de compreender a realidade e fornecer conteúdo reflexivo e lógicos de mudança e transformação dessa realidade. A filosofia cumpre a tarefa de elaborar pressuposto e princípios norteadores das ações humanas. Por isso é  que a filosofia evoluiu, em um tempo e espaço que solicitaram o contexto históricos. Quanto ao objetivo de conhecimento da filosofia, pode- se indicá-lo como sendo o tudo. Procura-se conhecer o ser e o não ser, o bem e o mal, o mundo dos seres, dos homens. As proposições filosóficas são situadas em um contexto cultural que considera o homem inserido na história.
                A filosofia é pois uma reflexão crítica, também da sociedade, da política do direito e da educação,e é seu fundamento.   








quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Duetos

Linguagem e comunicação

Linguagem e Comunicação


A Comunicação é um marco hitórico na vida do homem, o surgimento da linguagem foi muito lento e penoso, o homem tem uma particularidade própria de viver em comunidade, essa particularidade fez com que o ser humano procurasse sair da solidão e buscar novas formas de cominicação, porque até então seu meio de comunicação naquela época era através de gestos, gritos e pulos, o homem bem primitivo, formava uma coletividade atravez de suas artimanhas.

Visto que jamais poderia viver na solidão também usava com frequencia meios alternativos como fala, balbuciar, gritar e até pular. O Pulo foi uma das maneiras mais plausíveis que os primatas encontraram para comunicar-se com os outros. Certamente, quando num certo momento deste indeterminado passado, um ser aprendeu a dar uso a um objeto natural ou fabricar um utensílio e, em seguida a trasmitir o seu uso ou a tecnica aous seus descendentes.

A medida com que o homem comunicava-se com os outros, descobria um novo mundo, uma nova vida, a história do homem é a história da comunicação, estima-se que a escrita surge a cinco mil anos (50 séculos), o homem começa um relacionamento, mais amplo e diferente, o que leva a uma evolução mais rápida.

O Caminho da comunicação humana tinha sido não vebal, sonora e simbólica, depois a comunicação passa a ser oral, com códigos que expressam sensações e sentimento, depois vem a comunicação escrita que começou com o pictograma (representação gráfica de idéias através de desenho), passou pelo papiro ( escrita na planta), pelo pergaminho (no couro), até chegar ao papel (descoberta na China há mais de 10 séculos).

terça-feira, 31 de agosto de 2010

                                                            Analfabetismo na Internet


O acesso a internet tornou-se exclusivo para poucas pessoas. Dominar novas tecnologias tornou-se fator preponderante o êxito, e principalmente para acesso ao conhecimento, impedindo assim,a exclusão do individuo às oportunidades de inserção na sociedade. A meta do governo é aumentar o número de usuários da internet no Brasil de 54 milhões para 90 milhões. O perfil básico desses internautas é composto por moradores das cidades, com idades entre 16 e 24 anos e pessoas com nível e renda superior a 20 salário mínimos.

Em 2005 o governo lançou o programa de inclusão digital da Presidência da Republica, que já investiu cerca de R$ 500 milhões em 20 projetos ligados aos Ministérios da Comunicação, da Ciência e Tecnologia, da Educação, do Orçamento e Gestão, a Saber: Programa Computador para Todos, Banda larga nas Escolas, um computador por aluno, programa de implantação de salas de recursos multifuncionais, apoio nacional a telecentros, Observatório Nacional de Inclusão Digital, Oficina para Inclusão Digital, programas GESAC, telecentros comunitários para municípios, infra-estrutura de redes de suporte de telefonia fixa para conexão em Banda Larga, Casa Brasil e programa de Inclusão Social e Digital.

Apesar de anunciar tantos programas,ainda vemos poucos resultados.e convivemos com muita exclusão digital no Brasil.

Em 2008, o governo criou o Comitê Gestor do programa de Inclusão Digital para ampliar os resultados do programas. Ainda nesse mesmo ano, a PNAD/ IBGE registrou que 60,8% dos domicílios Brasileiro não têm computador e 23,5% daqueles que têm, não possuem acesso a internet. Em pesquisa do IBGE e do comitê Gestor da internet, segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílios – PNAD, os problemas de Inclusão Digital estão relacionados a:

1º Índice de distribuição de renda e de educação no pais

2º Custo elevado do computador

3º Falta de habilidade com Tecnologia Digital- 61%

4º Falta de necessidade / Interesse – 44%

5º Falta de condições para pagar o acesso – 23%

6º Não ter onde acessar – 21%

De acordo com a pesquisa, nas áreas rurais o problema é ainda maior, pois apenas 7% dos domicílios rurais possuem computador , devido ao custo elevado e falta de habilidade. A internet no Brasil é restrita aos 10% mais ricos, que concentra a maior penetração, em torno de 75% “ Quanto maior a renda Maior o acesso a internet.”

Resumo das Estatísticas:

Perfil dos Usuários:

1. 23% de analfabetos com idade entre 15 anos

2. 7% domicílios rurais têm computador

Pontos de acesso

1. Lan Houses – 48%

2. Casa de outra pessoa – 22%

3. No trabalho – 21%

4. Na escola – 14%

5. Telecentros – 4%



Analfabetismo no Mundo

A alfabetização é um dos fenômenos mais importantes para os indivíduos, para as comunidades e para as sociedades contribuindo fortemente para as comunidade e para as sociedades, contribuindo fortemente para o desenvolvimento humano sustentável. Como podemos instituir sociedades de informação ou democracias quando tantas pessoas não possuem ainda os instrumentos básicos de alfabetização? Sem uma aposta consistente na alfabetização mundial de jovens e adultos, homens e mulheres, nunca se poderá fomentar o dialogo entre culturas nem erradicar a pobreza.

A incapacidade de ler ou escrever representa uma grande privação. Educar o povo é proporcionar – lhe a oportunidade de uma vida melhor, com melhores empregos e melhores remunerações, conseguindo, portanto, que um Pais se integre no mercado de comercio Global que permite a evolução econômica dos Países e a conseqüente redução da pobreza. Economicamente o analfabetismo é um dos principais indicadores de subdesenvolvimento a par do alto índice de mortalidade infantil; os baixos rendimentos per capita; a deduzida expectativa de vida, as ocupações de baixa ou nenhuma qualificação, o rendimento insuficiente para garantir as necessidades de nutrição, moradia, transporte, vestuário, a insuficiência, quantitativa e qualitativa de serviços educacionais associados ao analfabetismo, configurado toda uma situação de vida e não apenas desconhecimentos da leitura e da escrita. O analfabetismo é um forte fator de exclusão social.

Algumas causas do analfabetismo

O analfabetismo não é um fenômeno recente, mas num mundo em constante evolução, caracterizado por sociedade de informação e de globalização, o analfabetismo é um erro no desenvolvimento humano e econômico da maior parte da sociedade. São várias causas para o analfabetismo entre elas:

Isolamento – nos países onde a população se encontra dispersa geograficamente e nos quais os recursos são limitados as necessidades educacionais dos que habitam em zonas distantes são freqüentemente negligenciadas. Subsistem em muitos países desigualmente em termos de acesso a alfabetização quando se trata de população rurais ou urbanas.

Pobreza – na maioria dos países, milhões de pessoas nunca freqüentam a escola ou outro tipo de ensino recorrente, algumas delas freqüentam a escola, mas tiveram que abandonar para puderem ajudar a sustentar a família.

Desigualdade - já aquele referimos a existência de descriminação de gêneros na área da educação e nomeadamente da alfabetização, existem também outros tipos de desigualdade como é o caso de acesso á informação. É o caso do fenômeno da infoexclusão, pois apesar de vivemos numa sociedade de informação, nem todos temos acesso a essa mesma informação, ou por não dispor dos meios ou porque não domina as técnicas.

ÍTALO CHAGAS

Oi galera.